O que é uma torcedora? Notas sobre a representação e auto-representação do público feminino de futebol

Autores

Leda Costa

Periódico / Revista

Esporte e Sociedade

Cidade

Niterói

Número

n. 4

Páginas

p. 1-31

Ano

2006-2007

Área de concentração

Sociologia

ISSN

18091296

Resumo (pt)

É muito comum no Brasil afirmar que “futebol é coisa de homem”. Entretanto a crescente participação feminina nesse esporte vem tornando essa máxima desgastada. Tem sido cada vez maior o número de mulheres que vai aos estádios, assiste aos jogos pela TV e rádio e que consome uma série de produtos relacionados ao futebol. Várias torcidas organizadas masculinas já possuem facções femininas e muitas torcidas organizadas femininas se formam de maneira independente das masculinas. Também chama a atenção a quantidade de sites, blogs e comunidades virtuais criados por mulheres para cantarem seu amor por algum jogador, clube ou pelo futebol. Esses fenômenos assinalam uma crescente incorporação da mulher na esfera torcedora, assim como apontam para a emergência de novos perfis identitários femininos. Este texto visa abordar, de maneira breve, algumas formas de representação e auto-representação do público feminino de futebol.

Referência

COSTA, Leda. O que é uma torcedora? Notas sobre a representação e auto-representação do público feminino de futebol. Esporte e Sociedade. Niterói, n. 4, p. 1-31, 2006-2007.