O retorno do herói

Autores

Marcélia Alves Pieper

Subtítulo

Ronaldo fenômeno no cerne da constituição mítica e do comportamento midiático

Orientador

José Luiz Proença

Banca

Luciano Victor Barros Maluly, Katia Rubio

Faculdade / Instituição

Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Estudo dos Meios e da Produção Mediática

Ano

2010

Páginas

163

Cidade

São Paulo

Resumo (pt)

O estudo propõe-se a investigar nas mídias a consolidação e a desconstrução do discurso vinculados à questão do mito no esporte, que atinge o imagético humano na medida em que há uma representação simbólica do esportista incorporando o arquétipo do herói. A mesma força que as configurações midiáticas predominantes imprimem na formação do mito também é usada no sentido de decomposição da imagem. O universo do esporte no Brasil, em especial o futebol, alcançou uma espetacularização tal que, em consonância com aspectos econômicos, políticos, sociológicos, psicológicos, permeia o inconsciente coletivo alimentado pelos processos comunicativos das sociedades contemporâneas. Tem-se como objeto de estudo um aspecto específico presente nas mídias o poder de atribuir significação bem como uma outra face em que as mesmas instâncias midiáticas podem sucumbir a um herói, o qual outrora fora sustentado pelas narrativas. No contexto dos rituais de passagem, delineados por Campbell, o retorno de Ronaldo ao futebol brasileiro pretende ser analisado à luz do comportamento midiático com base na observação do noticiário referente ao jogador vinculado pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo mediante o cenário esportivo atual determinado pela carência de heróis. Espera-se, contudo, contribuir para a configuração de quadros conceituais e a compreensão dos discursos da mídia em relação à alimentação/ desconstrução do mito, mediante um reordenamento com as constantes transformações tecnológicas.

Abstract

The study proposes to investigate in the media the consolidation and deconstruction of discourse linked to the issue of myth in the sport, that reaches the human imagery in the proportion that there is a symbolic representation of the sportsman incorporating the archetypal hero. The same force that the media settings predominant acting in the formation of the myth is also used in the direction of image decomposition. The universe of sport in Brazil, in special the football, has reached such a spectacle that, in line with economic aspects, political, sociological, psychological, permeates the collective unconscious powered by communicative processes of contemporary societies. It has the subject of this study a specific aspect present in the media – the power of assign significance – as well as another feature in the same media instances may succumb to a hero, that was once supported by them. In the context of rites of passage, introduced by Campbell, the return of Ronaldo to Brazilian football aims to be analyzed according to the media behavior based on the news observation concerning to the player linked to the newspapers O Estado de S. Paulo and Folha de S. Paulo considering the current sportive scenario determined by the lack of heroes. It is expected, however, contribute to the settings of conceptual extension and the understanding of the media discourses regarding to the support / deconstruction of the myth through a reorganization with the Constant technological changes.

Sumário

INTRODUÇÃO, 11

METODOLOGIA APLICADA À PESQUISA, 15

CAPÍTULO 1 – O MITO E A FIGURA DO HERÓI, 17

1.1 O Mito e Suas Concepções Conceituais, 17

1.2 Mito e Rito, 27

1.3 Ronaldo e o Mito do Herói,  29

1.4 Mitos, Heróis e Ídolos, 41

1.5 Anti – Herói Macunaíma x Herói Peri, 45

1.6 A Faceta Exploratória dos Olimpianos, 51

1.7 Imaginário, 54

CAPÍTULO 2 – A JORNADA MITOLÓGICA DE RONALDO, 58

2.1 Ritos de Passagem, 58

2.2 Fontes Biográficas, 59

2.3 Uma Trajetória Heroica, 60

CAPÍTULO 3 – MÍDIA – CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE IMAGEM NO UNIVERSO ESPORTIVO, 78

3.1 Mitificação x Desmitificação, 78

3.2 O Futebol Midiatizado na Lógica do Capital da Indústria do Entretenimento, 92

3.2.1 Futebol Globalizado, 99

3.3 O Retorno de Ronaldo nos Enfoques do Discurso Midiático, 102

3.3.1 Temática Desconstrutiva: Estratégia de Marketing, 105

3.3.2 Temática Desconstrutiva: Condicionamento Físico e Sobrepeso, 111

3.3.3 Temática Desconstrutiva: Vida Privada, 118

3.3.4 Aportes Quantitativos Referenciais ao Discurso Desconstrutivo, 120

3.3.5 A Tônica Discursiva da Opinião Especializada, 123

3.3.6 Mitificação no Discurso com a Volta aos Campos, 130

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 135

 

Referência

PIEPER, Marcélia Alves. O retorno do herói: Ronaldo fenômeno no cerne da constituição mítica e do comportamento midiático. 2010. 163 f. Dissertação (Estudo dos Meios e da Produção Mediática) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.