O “time do povo”: vantagem competitiva na construção e na manutenção da identidade de uma organização esportiva

Autores

João Manuel Casquinha Malaia Santos, Ary José Rocco Júnior

Periódico / Revista

Estudios Históricos

Cidade

Rivera

Número

n. 18

Ano

2017

ISSN

1688-5317

Resumo (pt)

Atualmente, o Corínthians é o clube esportivo brasileiro que apresenta maior crescimento no seu número de torcedores e, como consequência, nas suas receitas, em especial àquelas oriundas das ações estratégicas de comunicação e marketing. O objetivo deste trabalho é investigar de que maneira os gestores da agremiação souberam, de forma estratégica, aproveitar a memória do clube como “time do povo” para a construção de uma identidade organizacional que confere vantagem competitiva ao clube. Para nossa análise, realizamos uma pesquisa qualitativa que usou como dados a história dita “oficial” do clube e notícias publicadas na grande imprensa paulista. A estratégia de construção da marca “Corinthians”, baseada em elementos de formação da sua identidade histórica, conferiu vantagem ao clube, principalmente na obtenção de atuais patrocínios importantes.

Palvaras-chave: Estudos Organizacionais, Identidade Organizacional, Gestão do Esporte, Comunicação Organizacional, Vantagem Competitiva.

Abstract

Nowadays, Corínthians is the Brazilian sports club that has the fastest growing in its number of fans and, consequently, in its revenue, especially those originating from strategic actions of communication and marketing. The objective of this study is to investigate how the club’s managers knew, strategically, how to enjoy the memory of the club as “People’s Team” to build an organizational identity that gives competitive advantage to the club. For our analysis, we conducted a qualitative study using data as the official history of the club and reports in the large Sao Paulo press. The “Corínthians” branding strategy, based on elements of its historical identity, gave advantage to the club, especially in obtaining current major sponsorships.

Keywords: Organizational Studies, Organizational Identity, Sports Management, Organizational Communication, Competitive Advantage.

Referência

SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia; ROCCO JúNIOR, Ary José. O “time do povo”: vantagem competitiva na construção e na manutenção da identidade de uma organização esportiva. Estudios Históricos. Rivera, n. 18, 2017.