Autores
Subtítulo
alguns aspectos da globalização do futebol São Paulo
Título original / alternativo
The field owners and the ball owners: some aspects of football globalization
Orientador
Banca
Gilmar Mascarenhas de Jesus, Arlei Sander Damo
Faculdade / Instituição
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
Tipo
Dissertação
Área de concentração
Mestrado em Geografia
Ano
2009
Páginas
118
Cidade
São Paulo
Resumo (pt)
Nesta pesquisa, proponho analisar o futebol a partir de três pontos de vista diferentes, mas que se complementam: a globalização, a geopolítica e a mercantilização. O futebol transformou-se em uma indústria e, independentemente da habilidade dos jogadores dentro de campo, o poder econômico dita os rumos como o futebol vai se realizar como prática social e não há como fazer uma análise geográfica do futebol sem levar isso em conta. Em tempos de globalização, as mudanças ocorrem também no esporte, em todos os níveis, em todos os lugares, em escalas e proporções diferentes. A intenção deste trabalho é mostrar como ocorre a concentração do dinheiro em poucos clubes e revelar a transformação do jogador em mercadoria.
Palavras-chave: Globalização, Futebol, Geopolítica, Geografia Econômica, Sociedade do Espetáculo
Abstract
I intend to analyze the football from three different points of view, but that they complement themselves: the globalization, geopolitics and the market relations. The football was changed into an industry and, independently of the skills of the players, the economic power speaks much more high and it does not have to do a geographical analysis of football without taking this in account. With the globalization, the changes also occur in the sport, all the levels, all the places, in different scales and ratios. The intention of this research is to show how the money concentration occurs in few teams and to disclose the transformation of the player in merchandise.
Keywords: Globalization, Football, Geopolitics, Econony Geography, Society of Spetacle
Sumário
Apresentação, 9
1 Introdução, 11
2 A globalização do futebol, 15
2.1 o mundo da bola, 15
2.2 futebol e capitalismo, 18
2.3 A FIFA de Havelange, 20
2.4 O projeto da CBF, 28
2.5 O caso Bosman, 39
2.6 O exemplo da Europa, 44
2.7 A contratação de crianças, 52
3 A geopolítica do futebol, 55
3.1 Venezuela e política interna, 59
3.2 A FIFA como uma corporação, 65
4 Futebol e mercadoria, 71
4.1 Os jogadores, 71
4.2 A criação em cativeiro, 75
4.3 O tráfico de crianças, 81
4.4 A exportação de atletas, 86
4.5 O caso do jovem M, 94
4.6 A sociedade do espetáculo, 95
5 Algumas considerações, 102
5.1 Os negócios em alta, 104
5.2 Muitas contradições, 106
5.3 Possibilidades de resistência, 108
Referências, 113