Os donos do campo e os donos da bola

Autores

Paulo Miranda Favero

Subtítulo

alguns aspectos da globalização do futebol São Paulo

Título original / alternativo

The field owners and the ball owners: some aspects of football globalization

Orientador

André Roberto Marti

Banca

Gilmar Mascarenhas de Jesus, Arlei Sander Damo

Faculdade / Instituição

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Geografia

Ano

2009

Páginas

118

Cidade

São Paulo

Resumo (pt)

Nesta pesquisa, proponho analisar o futebol a partir de três pontos de vista diferentes, mas que se complementam: a globalização, a geopolítica e a mercantilização. O futebol transformou-se em uma indústria e, independentemente da habilidade dos jogadores dentro de campo, o poder econômico dita os rumos como o futebol vai se realizar como prática social e não há como fazer uma análise geográfica do futebol sem levar isso em conta. Em tempos de globalização, as mudanças ocorrem também no esporte, em todos os níveis, em todos os lugares, em escalas e proporções diferentes. A intenção deste trabalho é mostrar como ocorre a concentração do dinheiro em poucos clubes e revelar a transformação do jogador em mercadoria.
Palavras-chave: Globalização, Futebol, Geopolítica, Geografia Econômica, Sociedade do Espetáculo

Abstract

I intend to analyze the football from three different points of view, but that they complement themselves: the globalization, geopolitics and the market relations. The football was changed into an industry and, independently of the skills of the players, the economic power speaks much more high and it does not have to do a geographical analysis of football without taking this in account. With the globalization, the changes also occur in the sport, all the levels, all the places, in different scales and ratios. The intention of this research is to show how the money concentration occurs in few teams and to disclose the transformation of the player in merchandise.
Keywords: Globalization, Football, Geopolitics, Econony Geography, Society of Spetacle

Sumário

Apresentação, 9
1 Introdução, 11
2 A globalização do futebol, 15
2.1 o mundo da bola, 15
2.2 futebol e capitalismo, 18
2.3 A FIFA de Havelange, 20
2.4 O projeto da CBF, 28
2.5 O caso Bosman, 39
2.6 O exemplo da Europa, 44
2.7 A contratação de crianças, 52
3 A geopolítica do futebol, 55
3.1 Venezuela e política interna, 59
3.2 A FIFA como uma corporação, 65
4 Futebol e mercadoria, 71
4.1 Os jogadores, 71
4.2 A criação em cativeiro, 75
4.3 O tráfico de crianças, 81
4.4 A exportação de atletas, 86
4.5 O caso do jovem M, 94
4.6 A sociedade do espetáculo, 95
5 Algumas considerações, 102
5.1 Os negócios em alta, 104
5.2 Muitas contradições, 106
5.3 Possibilidades de resistência, 108

Referências, 113

Referência

FAVERO, Paulo Miranda. Os donos do campo e os donos da bola: alguns aspectos da globalização do futebol São Paulo. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.