Os tempos mortos do futebol na televisão

Autores

Marcio Telles da Silveira, Alexandre Rocha da Silva

Periódico / Revista

E-compós

Cidade

Brasília

Volume

v. 17

Número

n. 3

Páginas

p. 1-16

Ano

2014

Resumo (pt)

O objetivo deste artigo é debater o conceito de tempo morto dentro das teletransmissões de futebol. Acreditamos que as imagens inseridas no panorama televisivo quando a bola para de rolar no esporte são importantes para a compreensão global da narrativa esportiva, além de se tornarem um diferencial frente ao futebol observado a partir do campo. Nesse entendimento, é nos tempos mortos que a televisão utiliza artifícios que lhe são próprios para conferir sentido aos acontecimentos do futebol. No caso específico do futebol, a televisão utiliza-se de recursos a fim de imergir o espectador dentro da partida. Para construir essa investigação, observamos tempos mortos na televisão, no evento televisionado e na teletransmissão.

Abstract

The purpose of this paper is to discuss the concept of dead time within sports broadcasts. We believe that images inserted in the television landscape when the time is out in the sport are important to the overall understanding of the game narrative. In this understanding, dead time operates as energetic boost that releases television forms that give meaning to the events on the field. To build our investigation, we observe the dead time on television, on the televised event and on the broadcast itself.

Resumo (outro idioma)

El propósito de este paper es discutir el concepto de tiempo muerto dentro de las transmisiones de fútbol. Creemos que las imágenes insertadas en el
panorama de la televisión cuando la bola está fuera de juego son importantes para la comprensión global de la narración deportiva, además de convertirse en un elemento diferenciador frente o deporte observado desde el campo de fútbol. En este entendimiento, el tiempo muerto opera
como impulso enérgico que libera las formas que dan sentido a los acontecimientos del deporte. Para construir nuestra investigación, observamos los tiempos muertos en la televisión, en el evento televisado y en la transmisión.

Referência

SILVEIRA, Marcio Telles da; SILVA, Alexandre Rocha da. Os tempos mortos do futebol na televisão. E-compós. Brasília, v. 17, n. 3, p. 1-16, 2014.