Pedagogia do esporte: o jogo como balizador na iniciação ao futsal

Autores

Otávio Baggiotto Bettega, Marcelo Freitas Prestes, Charles Ricardo Lopes, Larissa Rafaela Galatti

Periódico / Revista

Pensar a Prática

Cidade

Goiânia

Volume

v.18

Número

n.2

Ano

2015

Área de concentração

Educação Física

ISSN

1415-4676

Resumo (pt)

A iniciação esportiva compreende uma fase em que as experiências devem ser diversificadas, sinalizando o esporte como meio formativo, lúdico e desafiador. Nessa circunstância, o estudo tem por objetivo organizar conteúdos e propor o jogo como componente balizador do processo de ensino do futsal na etapa de iniciação. O estudo caracteriza-se como bibliográfico do tipo descritivo-propositivo. O ensino do futsal na iniciação deve abranger uma gama de conteúdos que perpassam a especificidade da modalidade. Para tanto, o jogo deve aparecer como fonte essencial no desenvolvimento de diversas competências (psicológicas, físicas, tático – técnicas), proporcionando que a criança tenha prazer pela prática esportiva.

Abstract

The sports initiation comprises a phase when experiences should be diversified, signaling the sport as a formative, playful, and challenging activity. In this circumstance, the study aims to organize content and propose game practice, as well as propose the game as a framework for the teaching process in the introduction of futsal. This is a bibliographic, descriptive, and propositional study. When teaching futsal to beginners, the coaches should cover a range of contents that underlines the specificity of this sports modality. To this purpose, the game should be presented as an essential source in the development of various skills (psychological, physical, tactical-technical), enabling the child to enjoy sports practices.

Resumo (outro idioma)

La iniciación deportiva comprende una fase en que las experiencias deben ser diversificadas, señalizando el deporte como medio formativo, lúdico y desafiador. En esta circunstancia, el estudio tiene por objetivo organizar contenidos y proponer el juego como componente de punto de referencia de lo proceso de enseñanza del futsal en la etapa de iniciación. El estudio se caracteriza como bibliográfico de tipo descriptivo-propositivo. La enseñanza del futsal en la iniciación debe abarca una gama de contenidos que pasan la especificidad de la modalidad. Por lo tanto, el juego debe aparecer como fuente esencial en el desarrollo de diversas competencias (psicológicas, físicas, táctico-técnicas), proporcionando que el niño tenga placer por la práctica deportiva.

Referência

BETTEGA, Otávio Baggiotto; PRESTES, Marcelo Freitas; LOPES, Charles Ricardo; GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do esporte: o jogo como balizador na iniciação ao futsal. Pensar a Prática. Goiânia, v.18, n.2, 2015.

Acesse o site da revista Pensar a Prática