Perfil do usuário da internet no futebol

Autores

Sergio Roberto Molletta

Subtítulo

o torcedorn@uta do Ensino Médio do CEFET-PR/Curitiba

Orientador

Dulce Márcia Cruz

Banca

Luiz Carlos Carvalho, Sonia Maria Pereira

Faculdade / Instituição

Faculdade de Engenharia da Produção, Universidade Federal de Santa Catarina

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Engenharia de Produção

Ano

2002

Páginas

95

Cidade

Florianópolis

Resumo (pt)

Este trabalho se propõe a apresentar um perfil de torcedorn@uta voltado às atividades desportivas, sobretudo ao futebol e àquilo que o envolve, inclusive o marketing, podendo este torcedorn@uta vir a interessar a clubes-empresa. Para a realização desta pesquisa, procurou-se levantar os dados sócio-econômicos referentes ao jovem estudante do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Curitiba – CEFET-PR/Curitiba, na faixa etária dos 14 a 19 anos, navegante em sites dos clubes de futebol mais populares do Brasil. Analisados os dados obtidos, pôde-se constatar que a clientela abordada representa uma classe de jovens de boas condições econômicas, pertencentes às classes A e B e com boa formação escolar, cujo percentual elevado de internautas corresponde a 94%, sendo que desta amostra 30% são torcedoresn@uta altamente interessados. Constatou-se, também que o sexo feminino é tão interessado quanto o masculino. Outro fato significativo é de que o torcedorn@uta estudado manifesta preferências que as estratégias de marketing dos clubes ainda não prevêem em seus sites.

Abstract

This work intends to present a profile of the virtual supporter interested in sport activities, specially in soccer and the things that this sport involves, including marketing strategies, with the possibility that this virtual supporter, here referred to as “torcedorn@uta”, may be a point of concern to club-companies interested in this field. To make this research we tried to discover the social-economic data regarding high school students from Technological Education Federal Center of Paraná, branch of Curitiba-CEFET-PR/Curitiba, age 14 to 19, who have the habit of navigating through the most popular soccer game club sites. After analyzing the data, we arrived to the conclusion that the students who participated in this work represent a youth class of good economic condition, belonging to A and B classes, with good school formation, whose perceptual of internauts corresponds to 94%. From this percentage, 30 % are highly interested “torcedorn@uta”. We also discovered that females are as interested in this subject as the males are. Another significant point is that the “torcedorn@uta” who has studied more shows preferences that the club marketing strategies have not worked up yet.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 13
1.1 Definição do tema e do problema, 13
1.2 Objetivo, 18
1.2.1 Objetivo geral, 18
1.2.2 Objetivos específicos, 18
1.3 Justificativa e importância do trabalho, 18
1.4 Estrutura do trabalho, 19

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 21
2.1 Do esporte ao futebol, 21
2.2 Marketing e os esportes, 25
2.2.1 Marketing, 25
2.3 O cliente e o mercado on-line, 27
2.3.1 Comportamento do cliente, 28
2.3.2 Marketing On-line, 31
2.3.3 Mídias e a comunicação individualizada, 37
2.4 Marketing de relacionamento e a fidelização, 40
2.5 Marketing esportivo, 47

3 METODOLOGIA, 56
3.1 Metodologia do trabalho, 56
3.2 Instrumento, 57
3.3 População, 63
3.4 Amostra, 63

4 APLICAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS, 65

5 CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS, 88
5.1 Considerações finais, 88
5.2 Conclusões, 88
5.3 Recomendações e sugestões, 90

REFERÊNCIAS, 91

Referência

MOLLETTA, Sergio Roberto. Perfil do usuário da internet no futebol: o torcedorn@uta do Ensino Médio do CEFET-PR/Curitiba. 2002. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Faculdade de Engenharia da Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.