Práticas profissionais e estratégias narrativas no jornalismo esportivo

Autores

Luisa Prochnik

Subtítulo

uma análise de notícias sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2010 em sites jornalísticos

Orientador

Leonel Azevedo de Aguiar

Banca

José Carlos Souza Rodrigues, Ronaldo Helal, Mônica Herz

Faculdade / Instituição

Departamento de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação Social

Ano

2011

Páginas

351

Cidade

Rio de Janeiro

Resumo (pt)

Esta dissertação tem por objetivo mapear as peculiaridades referentes ao jornalismo esportivo, identificando as práticas adotadas pelos jornalistas dessa editoria e, também, as estratégias narrativas utilizadas na construção de seus textos. A análise tem como corpus notícias sobre a Seleção Brasileira publicadas em três sites jornalísticos – o brasileiro Lancenet!, o argentino Olé.com e o norteamericano SportsIllustrated.com – durante a participação do Brasil na Copa do Mundo de 2010. O trabalho é constituído por três etapas: 1) a contextualização – quando se relaciona futebol brasileiro, copa do mundo e jornalismo esportivo -; 2) o estudo das teorias do jornalismo – referente ao detalhamento do ‘campo do jornalismo’, conceito proposto por Pierre Bourdieu – e 3) a análise das notícias, dividida em duas etapas, sendo, a primeira, uma investigação acerca dos valores notícia que guiam os jornalistas dos três sites na seleção e construção da notícia e, a segunda, as estratégias narrativas adotadas por esses profissionais e quais estereótipos aparecem quando se escreve sobre a Seleção Brasileira. A escolha pela coleta das notícias durante a Copa do Mundo é relevante para a realização e para a compreensão deste trabalho, já que é nesse período que a editoria de esporte adquire ainda mais importância e torna-se mais interesse para milhões de pessoas. O maior evento esportivo do mundo coloca em evidência ainda maior o esporte mais praticado, que movimenta paixões e fortunas mundo afora.

Palavras-chave: Jornalismo esportivo; campo do jornalismo; teorias do jornalismo; newsmaking; futebol; copa do mundo; informação; entretenimento.

Abstract

This dissertation is aimed at mapping the particularities of Sports Journalism, identifying the practices adopted by sports journalists and also the narrative strategies used in the construction of their texts. The analyses consider reports about the Brazilian Team published on three websites – the Brazilian Lancenet!, the Argentinian Olé.com and the North-American Sportsillustrated.com – during the participation of the Brazilian Squad in the World Cup 2010. This work consists of three stages: 1) the context -as it relates to the Brazilian Football, the World Cup and Sports Journalism are; 2) the study of the Theories of Journalism -regarding the breakdown of the ‘journalistic field’, a concept proposed by Pierre Bourdieu; 3) the analysis of the news, divided into two stages: first, an investigation about which news values guide journalists from the three sites in the selection and construction of the news, and, second, the narrative strategies adopted by these professionals alongside which stereotypes appear when they write about the Brazilian Team. The choice for the collection of news during the World Cup is important for the realization and understanding of this work, since it is in this period when the Sports Editor acquires even greater importance and becomes of more interest to millions of people. The world’s biggest sporting event highlights more and more this most practiced sport, which moves passions and fortunes all over the globe.

Keywords: Sports journalism; journalistic field; theories of journalism; newsmaking; football; world cup; information; entertainment

Sumário

1. Introdução, 11

2. O Contexto: Imprensa Esportiva e Copa do Mundo, 17
2.1. A Imprensa Esportiva nas Copas, 19
2.1.1. O Campo Jornalístico: considerações, 23
2.1.1.1 As Notícias no Jornalismo on-line: características, 27
2.2. As Copas e o Jornalismo Esportivo Brasileiro, 33
2.2.1 Futebol e Brasilidade, 40
2.2.1.1. O Futebol no Brasil, 44
2.3. O Jornalismo dos Campos: apresentação, 49
2.3.1 Lancenet!: paixão como estrategia, 52
2.3.2. Olé.com: rivalidade como estratégia 57
2.3.3. SI.com: objetividade como estratégia 63

3. Prática: o Jornalismo e suas Teorias, 68
3.1. Pólo ideológico: autonomia, verdade e objetividade, 70
3.2. Pólo Econômico: o lucro e o jornalismo, 75
3.2.1. O produto futebol, 81
3.3. Teorias do Jornalismo, 87
3.3.1. Do espelho até o ponto da virada, 88
3.3.2. As Teorias Construcionistas, 93
3.3.2.1. Teoria do Newsmaking, 94

4. Análise: o Jornalismo Esportivo, 99
4.1. Que “óculos” usam os jornalistas esportivos?, 100
4.1.1. A seleção e construção das notícias em três idiomas: primeira análise, 102
4.2 O Subcampo do Jornalismo Esportivo, 129
4.2.1. O trio emoção, informação e entretenimento, 129
4.3 O Jornalista Esportivo em Copas do Mundo, 137
4.3.1. As narrativas e a visão sobre a Seleção Brasileira nos três sites: segunda análise, 139
4.3.2. As narrativas melodramáticas e a eliminação da Seleção Brasileira, 165

5. Considerações Finais, 169

6. Referências Bibliográficas, 177

7. Anexos, 183

Referência

PROCHNIK, Luisa. Práticas profissionais e estratégias narrativas no jornalismo esportivo: uma análise de notícias sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2010 em sites jornalísticos. 2011. 351 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Departamento de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.