Processos midiáticos do esporte: do futebol na mídia para um futebol midiatizado

Autores

Anderson David Gomes dos Santos, Valério Cruz Brittos

Periódico / Revista

Comunicação Mídia e Consumo

Cidade

São Paulo

Volume

v. 9

Número

n. 26

Páginas

p. 173-190

Ano

2012

ISSN

1983-7070

Resumo (pt)

A partir do eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação, este artigo traz a trajetória que levou o futebol de mais um bem cultural a ganhar forma de mercadoria ao ser utilizado pela Indústria Cultural, passando a depender sua formação estrutural do que vem a ser definido por ela, para quem é preferencialmente produzido. Para entender este processo, serão discutidas questões sobre o próprio conceito de midiatização, tendo em vista que os processos midiáticos passam a abarcar, ao longo do século XX, também outros campos sociais.

Palavras-chave: Economia política da comunicação. Indústria cultural. Midiatização. Futebol.

Abstract

From the theoretical and methodological axis of the Political Economy of Communication, this article brings the trajectory that led the football more a cultural form to be used by the Cultural Industry, going to depend on their structural formation of what is to be defined by her, who is preferably produced. To understand this process, we discuss issues about the own concept of mediatization, in view of the media processes are to be covered throughout the twentieth century, also other social fields.

Keywords: Political economy of communication. Cultural industry. Mediatization. Football.

Resumo (outro idioma)

Desde el eje teórico y metodológico de la Economía Política de la Comunicación, este artículo ofrece la trayectoria que llevó el fútbol de un bien cultural más a ganar forma de mercancía al ser utilizado por la Industria Cultural, convirtiéndose en dependientes de su formación estructural de lo que ha de ser definido por ella, para quien se produce preferiblemente. Para entender este proceso se discuten los aspectos de la concepción misma de la mediatización teniendo en cuenta que los procesos mediáticos deben ser cubiertos, durante el siglo XX, también otros campos sociales.

Palabras-clave: Economía política de la comunicación. Industria cultural. Mediatización. Fútbol. 

Referência

SANTOS, Anderson David Gomes dos; BRITTOS, Valério Cruz. Processos midiáticos do esporte: do futebol na mídia para um futebol midiatizado. Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo, v. 9, n. 26, p. 173-190, 2012.