Proteção à marca versus liberdade de expressão? Discursos emergentes a partir dos megaeventos esportivos no Brasil

Autores

Bárbara Schausteck de Almeida, Juliana Vlastuin, Wanderley Marchi Júnior

Periódico / Revista

Esporte e Sociedade

Número

n.18

Área de concentração

Sociologia

ISSN

18091296

Resumo (pt)

Desde a escolha recente do Brasil como sede para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, algumas ações que repercutiram no universo acadêmico e na mídia especializada nos motivaram a melhor abordar a seguinte questão: como a busca por patrocinadores dos chamados megaeventos esportivos pode afetar os usos comerciais e não comerciais de termos e símbolos a eles relacionados? Para a abordagem dessa problemática, propomos uma pesquisa qualitativa baseada em discursos do marketing esportivo, documentos oficiais e nas legislações nacionais e internacionais sobre o tema. Como resultados, indicamos a linha tênue entre os interesses comerciais e a liberdade de expressão, que pode tanto inviabilizar a produção de megaeventos quanto restringir a utilização de símbolos e termos presentes na cultura esportiva internacional.

Abstract

Since Brazil was chosen to host FIFA World Cup 2014 and the 2016 Olympic and Paralympic Games, some acts that reverberate in the academic field and in the specialized media have motivated us to answer the following question: how searching for sponsors to mega events can affect the commercial and non commercial uses of related words and symbols? To develop this discussion, we proposed a qualitative research based on sports marketing literature, official documents and national and international related laws. As results, we indicate the fine line between the commercial interests and the freedom of expression, which can, in one hand, derail megaevents’ production or, in the other hand, restrict the uses of terms and symbols from sports international culture.

Observações

Artigo publicado no site da revista: www.uff.br/esportesociedade/

Referência

ALMEIDA, Bárbara Schausteck de; VLASTUIN, Juliana; MARCHI JúNIOR, Wanderley. Proteção à marca versus liberdade de expressão? Discursos emergentes a partir dos megaeventos esportivos no Brasil. Esporte e Sociedade. Rio de Janeiro, n.18, 2011.