Relações Públicas no Futebol em Portugal

Autores

Renato José Morgado Batista

Orientador

Joaquim Paulo Serra

Faculdade / Instituição

Universidade da Beira Interior

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação Estratégica

Ano

2017

Páginas

80

Cidade

Covilhã

Resumo (pt)

O setor desportivo é uma área complexa, onde a comunicação desempenha um papel de grande importância na gestão das relações com os diferentes públicos que interagem com as organizações. Contudo, devido à falta de reconhecimento, certas áreas da comunicação, como as Relações Públicas, são ainda pouco exploradas. Essa é uma lacuna que este projeto procura colmatar. Focando-se no futebol, o presente estudo pretende enquadrar o panorama atual das Relações Públicas no setor desportivo, bem como estudar as funções e ferramentas que compõem a realidade profissional portuguesa de futebol. Partindo, precisamente, da análise realizada aos clubes profissionais de futebol em Portugal, este projeto apresenta ainda uma proposta de comunicação que permita ao SC Covilhã implementar algumas ações para melhorar a forma como o clube se relaciona com alguns dos públicos-alvo da modalidade.

Palavras-chave Relações Públicas, Futebol, Clubes profissionais, Portugal, SC Covilhã.

Abstract

The sports sector is a complex area where communication plays a very important role in the management of relations with the different publics that interact with the organizations. However, due to lack of recognition, certain areas of communication, such as PR, are still under-explored. This is a gap that this project seeks to fill. Focusing on football (soccer), the present study intends to frame the current panorama of Public Relations in the sports sector, as well as to study the functions and tools that make up the Portuguese professional football (soccer) reality. Based on the analysis of professional football (soccer) clubs in Portugal, this project still proposes to present a communication proposal that will allow SC Covilhã to implement some actions to improve the way the club engages with some of the target of the sport.

Keywords Public Relations, Football (soccer), Professional clubs, Portugal, SC Covilhã.

Sumário

Introdução, 1
Parte I. Enquadramento teórico, 5

Capítulo 1. O futebol, 7
1.1. Origem do futebol moderno, 7
1.1.1. Principais instituições internacionais, 8
1.2. O futebol em Portugal, 9
1.2.1. Popularização, 10
1.2.2. Institucionalização, 11
1.2.2.1. Associações distritais, 11
1.2.2.2. Federação Portuguesa de Futebol, 12
1.2.2.3. Liga Portuguesa de Futebol Profissional, 13
1.2.3. Profissionalismo, 14
Conclusão do capítulo, 14

Capítulo 2. Relações Públicas no futebol, 17
2.1. Conceito de Relações Públicas no desporto, 17
2.2. Abordagem às Relações Públicas, 19
2.2.1. Abordagem sistémica, 19
2.2.2. Abordagem situacional, 20
2.3. Processo de Relações Públicas, 22
2.4. Funções das Relações Públicas no futebol, 24
2.4.1. Gestão da comunicação de atletas e funcionários, 24
2.4.2. Gestão das relações com a comunidade, 24
2.4.3. Gestão das relações com os media, 26
2.4.4. Gestão de eventos, 28
2.4.5. Gestão de patrocínios, 28
Conclusão do capítulo, 29

Parte II. Estudo empírico, 33

Capítulo 3. Metodologia e desenho da investigação, 35
3.1. Tema e problema, 35
3.2. Objetivos e hipóteses, 36
3.3. População e amostra, 36
3.4. Métodos e técnicas de investigação, 37

Capítulo 4. Apresentação e análise dos resultados, 39
4.1. Entrevistas, 39
4.1.1. Entrevista 1, 39
4.1.2. Entrevista 2, 41
4.2. Análise de conteúdo, 47
4.2.1. Estrutura organizacional, 47
4.2.2. Redes sociais, 48

Capítulo 5. Discussão e conclusões, 51
Parte III. Aplicação: projeto de comunicação para o SC Covilhã, 57

Capítulo 6. Projeto de comunicação para o SC Covilhã, 59
6.1. Observação, 59
6.1.1. Entrevista 3, 60
6.1.2. Análise de conteúdo, 62
6.1.2.1. Redes sociais, 62
6.2. Investigação, 62
6.2.1. Análise SWOT, 63
6.2.2. Identificação do problema, 63
6.3. Planificação, 64
6.3.1. Meta e objetivos, 64
6.3.2. Eixos estratégicos, 65
6.3.3. Públicos, 66
6.4. Ação, 67
6.5. Avaliação, 69
Notas finais, 69

Referências, 71
Anexos, 75

Referência

BATISTA, Renato José Morgado. Relações Públicas no Futebol em Portugal. 2017. 80 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Estratégica) - Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2017.