Sociologia do futebol

Autores

Richard Giulianotti

Subtítulo

dimensões históricas e socioculturais do esporte

Editora

Nova Alexandria

Cidade

São Paulo

Tema

Futebol

Área de concentração

Sociologia

Páginas

248

Ano

2002

ISBN

8574920533

Sumário

Apresentação, 4

Prefácio, 7

Glossário, 13

1. A essência do futebol: as bases históricas e sociais do jogo global, 15

2. O esporte do século XX: futebol, classe e nação, 42

3. Culturas do espectador: paixão pelo jogo na Europa e na América Latina, 62

4. Campos de futebol: vínculos emocionais e controle social, 93

5. O preço da vitória: as finanças do futebol e a revolução da TV, 116

6. Jogadores de futebol: de heróis locais a estrelas internacionais, 142

7. O objetivo de vencer? Futebol, ciência, tática e estética, 166

8. A política cultural do jogo: etnia, gênero e a mentalidade do “pós-torcedor”, 188

Posfácio, 212

Referências bibliográficas, 221

Índice remissivo, 242

Sinopse

Este livro analisa as dimensões sociais e históricas do esporte mais popular do mundo, cuja influência e poder de penetração em diferentes culturas não cessa de aumentar. Combinando o rigor das ciências sociais com a paixão pelo esporte, o livro situa o futebol desde os seus primórdios até os dias de hoje. Jogadores, estilos de jogo e identidade das torcidas são elementos que atravessam países e continentes de forma cada vez mais acentuada. O autor examina alguns aspectos marcantes do fenômeno futebolístico, destacando temas como a cultura dos torcedores, a profissionalização dos atletas, o desenvolvimento dos estádios, a corrupção, a mercantilização desenfreada, a revolução televisiva, o racismo e a participação crescente das mulheres, entre outros.

Referência

GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol: dimensões históricas e socioculturais do esporte. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.

Sociologia do futebol – dimensões históricas e socioculturais do esporte