Tornando-se um treinador de futsal de elite: um estudo de caso brasileiro

Autores

Murilo dos Reis Morbi, Pau Mateu, Renato Francisco Rodrigues Marques

Periódico / Revista

Movimento

Cidade

Porto Alegre

Volume

v. 26

Ano

2020

ISSN

1982-8918

Resumo (pt)

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional de João, ex-treinador da seleção brasileira e campeão da Liga Nacional de Futsal. Para a produção dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada e retrospectiva, analisada pelo método Análise Temática Reflexiva. Com fundamentação teórica na Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu e na Teoria de Aprendizagem Cultural de Phil Hodkinson e colaboradores, tem-se como principais resultados: a constituição do habitus esportivo baseou-se na familiaridade com o futsal desde a infância; foram fatores relevantes os acessos a capitais oriundos de herança familiar, da posição de jogador de elite, da proximidade com treinadores consagrados e experientes, do aprendizado tanto na vivência prática como treinador, quanto no contexto acadêmico. Como conclusão, sugere-se que processos de educação e desenvolvimento de treinadores estruturem-se pela oferta de modos variados de acumulação de capitais, pautados entre vivências práticas, teóricas e trocas de experiências entre colegas.

Palavras-chave: Aprendizagem; Sociologia; Educação profissionalizante; Esportes

Abstract

This study analyzes the learning and professional development process of João, a former coach of Brazil’s national futsal team and a National Futsal League champion. To produce data, a semi-structured and retrospective interview was conducted and then it underwent Reflexive Thematic Analysis. With Pierre Bourdieu’s Reflexive Sociology and the Cultural Learning Theory of Phil Hodkinson and collaborators as its theoretical framework, the main results were: 1) the constitution of sport habitus was based on familiarity with futsal since childhood; 2) relevant factors included access to capitals inherited from his family; being an elite player; proximity to established and experienced coaches; learning both from practical experience as a coach and in the academic context. By way of conclusion, it is suggested that coach education and development processes offer distinct ways of accumulating capitals based on practical and theoretical experiences, and exchange between colleagues.

Keywords: Learning; Sociology; Professional education; Sports

Resumo (outro idioma)

El objetivo de este estudio fue analizar el proceso de aprendizaje y desarrollo profesional de João, ex entrenador de la selección brasileña y campeón de la Liga Nacional de Futsal. Para la producción de los datos, se realizó una entrevista semiestructurada y retrospectiva, analizada por el método de Análisis Temática Reflexiva. Teóricamente basado en la Sociología Reflexiva de Pierre Bourdieu y en la Teoría de Aprendizaje Cultural de Phil Hodkinson y colaboradores, tiene como principales resultados: la constitución del habitus deportivo se basó en la familiaridad con el futsal desde la infancia; fueron factores relevantes el acceso a capitales oriundos de herencia familiar, la posición de jugador de élite, la proximidad a entrenadores establecidos y con experiencia, el aprendizaje tanto con experiencia práctica como entrenador como en el contexto académico. Como conclusión, se sugiere que los procesos de educación y desarrollo de los entrenadores deben estructurarse ofreciendo diferentes modos de acumulación de capitales, basados ​​en experiencias prácticas, teóricas e intercambio de experiencias entre colegas.

Palabras clave: Aprendizaje; Sociología; Educación profesional; Deportes

Referência

MORBI, Murilo dos Reis; MATEU, Pau; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. Tornando-se um treinador de futsal de elite: um estudo de caso brasileiro. Movimento. Porto Alegre, v. 26, 2020.