Turismo desportivo no destino Porto

Autores

Catarina Isabel Pereira Moreira

Subtítulo

o caso do Futebol Clube do Porto

Orientador

Dália Filipa Veloso de Azevedo Liberato

Banca

Susana Sofia Pereira da Silva, José Gaioso Vaz Carvalho de Azevedo

Faculdade / Instituição

Politécnico do Porto, Escola Superior de Hotelaria e Turismo

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Gestão do Turismo

Ano

2019

Páginas

286

Cidade

Vila do Conde

Resumo (pt)

Criado em 1893, e com mais de 125 anos de histórias e conquistas, o Futebol Clube do Porto é um dos clubes desportivos mais falados e com mais sucesso no Mundo. Devido ao seu percurso de vitórias, troféus, prémios, e à sua crescente importância e crescimento a nível nacional e internacional, desenvolveu-se um estudo que relaciona o Turismo Desportivo no destino Porto, e que analisa, em particular, a influência do clube desportivo na cidade do Porto, com a referência de dois equipamentos incontornáveis da cidade, o Estádio do Dragão e o Museu do FC Porto. A cidade do Porto tem vindo também a registar um percurso de crescimento notável, enquanto destino turístico, para além da classificação do seu centro histórico, como Património da Humanidade pela UNESCO. Tem realizado um trabalho relevante, desde 2001, enquanto Capital Europeia da Cultura, que lhe assegurou, em parte, o galardão de Melhor Destino Europeu em 2012, 2014 e 2017. As DMO’s regional e municipal têm desenvolvido um trajeto de parceria com as instituições e entidades locais, determinante para a manutenção da sua competitividade como destino turístico. Objetivo – O objetivo geral deste estudo é perceber o papel do futebol, em particular, do clube desportivo Futebol Clube do Porto, no Porto como destino turístico. Os objetivos específicos são, averiguar se existe uma relação entre o perfil individual e os motivos da assistência a um jogo de futebol; averiguar a existência de relações positivas, como os motivos da viagem e a assistência a um jogo de futebol, com as visitas ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto; avaliar a capacidade de influência e o potencial da Marca Porto no destino Porto; averiguar a importância e a perceção do FC Porto no que se refere à capacidade de influenciar a estada média, com quem viaja, e as principais atividades realizadas durante a viagem; e perceber quais as características do destino que mais influenciam o grau de satisfação global. Metodologia – Para responder aos objetivos da investigação, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, onde foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a quatro personalidades e que permitiu a recolha de dados descritivos na linguagem dos próprios entrevistados, acerca do tema do Turismo Desportivo e do Destino Porto. Também se recorreu a uma metodologia quantitativa através da aplicação do inquérito por questionário a 400 turistas/visitantes na cidade do Porto entre os meses de novembro e dezembro de 2018. Deste inquérito fizeram parte 23 questões, entre as quais 19 questões de resposta única, com lista de hipóteses e 4 questões de escala de Likert de cinco pontos. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 24, na medida em que este programa permitiu testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados – Os dados obtidos confirmam que o perfil individual influencia os motivos da assistência a um jogo de futebol no Estádio do Dragão; os principais motivos da viagem influenciam a visita ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto; a assistência a um jogo de futebol no Estádio do Dragão influencia a visita ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto; a Marca Porto influencia o potencial da cidade do Porto enquanto destino turístico desportivo; a importância e a perceção do FC Porto no Porto como destino, influenciam a estada média e com quem viaja assim como as principais atividades realizadas durante a viagem; e, as características da cidade do Porto influenciam positivamente a satisfação global relativamente ao destino. Limitações e implicações – A área geográfica escolhida para a realização deste estudo e a amostra não permitem que os dados recolhidos sejam generalizados. Por outro lado, observou-se uma considerável escassez de estudos nacionais que relacionem a cidade como destino turístico e o Futebol Clube do Porto, bem como sobre a Marca Porto, e ainda dados estatísticos específicos, aplicáveis a este estudo. Implicações práticas – Este estudo pretende ser um importante contributo para a literatura científica no âmbito do turismo desportivo, em particular, na relação entre o clube desportivo FC Porto e o destino turístico Porto, para a definição de estratégias futuras de colaboração e reforço de parcerias numa perspetiva de competitividade para ambos. Originalidade/Valor – Este estudo relaciona duas áreas temáticas que têm tido bastante relevância para o destino turístico Porto, enquanto foco de atração e aposta: o desporto e o turismo. No entanto, são escassos os estudos científicos que os complementam e analisam o papel do futebol, em particular, do clube desportivo Futebol Clube do Porto, e a sua influência no destino turístico Porto. Neste âmbito, e no sentido de colmatar a escassez de investigação, decidiu-se estudar este segmento do setor do Turismo, o Turismo Desportivo, e averiguar a sua importância e efeito no destino Porto, recorrendo à análise de duas infraestruturas, relevantes para a cidade, que estão ainda pouco exploradas, o Estádio do Dragão e o Museu do FC Porto.

Palavras-chave: Turismo Desportivo; Destino Porto; Marca Porto; Futebol Clube do Porto

Abstract

Created in 1893, and with over 125 years of history and accomplishments, the FC Porto is one of the world’s most spoken and most successful sports clubs. Due to its path of victories, trophies, prizes, and its growing importance and growth at national and international level, a study was developed that relates Sports Tourism in the Oporto, and that analyses, in particular, the influence of the club in the city of Oporto, with the reference of two unavoidable equipments of the city, the Dragão Stadium and the FC Porto Museum. The city of Porto has also been registering a remarkable growth path, as a tourist destination, besides the classification of its historical centre, considered by UNESCO as a World Heritage. It has carried out a relevant work, since 2001, as the European Capital of Culture, which ensured, partly, the award of Best European Destination in 2012, 2014 and 2017. The DMOs, either regional and municipal have developed a partnership path with local institutions and entities, being this decisive for the maintenance of the competitiveness as a tourist destination. Abstract propose –The overall scope of this study is to perceive the role of football, in particular, the FC Porto football club, in Oporto as a tourist destination. The specific objectives are to see if there is a relationship between the individual profile and the reasons to watch a football game in the stadium; to see the existence of positive relations, such as the motives of travel and assistance to a football game, with visits to the Dragão Stadium and the FC Porto Museum; to evaluate the influence capacity and potential of the Oporto Brand in the destination of Oporto; to ascertain the importance and perception of the FC Porto with regard to the ability to influence the average stay, with whom the people travel, and the main activities undertaken during the trip; and to understand which characteristics of the destination most influence the degree of global satisfaction. Methodology – To respond to the research objectives, a qualitative methodology was used, where semi-structured interviews were applied to four personalities and that allowed the collection of descriptive data in the language of the interviewees themselves, about the topic of Sports Tourism and the destination of Oporto. It was also used a quantitative methodology through the application of the survey by questionnaire to 400 tourists/visitors in the city of Oporto between November and December of 2018. This survey included 23 questions, among which 19 were singleanswer, with a list of hypotheses and 4 questions in Likert type scale using five points. The data obtained were processed and analysed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software, version 24, to the extent that it allowed the testing of the previously defined investigation hypothesis. Results – The data gathered confirm that the individual profile influences the reasons for the assistance to a football game at the Dragão Stadium; the main reasons for the trip influence the visit to the Dragão Stadium and the FC Porto Museum; the assistance to a football game at the Dragão stadium influences the visit to the Dragão Stadium and the FC Porto Museum; the Oporto brand influences the potential of Oporto city as a sports tourism destination; the importance and perception of FC Porto football club in Oporto as a destination, influence the average stay and with whom tourists travel, as well as the main activities carried out during the trip; and, the characteristics of Oporto city of positively influence global satisfaction regarding the destination. Limitations and implications – The geographic area chosen for the execution of this study and the sample do not allow the dissemination of the collected data. On the other hand, there was a considerable shortage of national studies that relate the city as a tourist destination and the FC Porto football club, as well as on the Oporto Brand, and specific statistical data, applicable to this study. Practical implications – This study intends to be an important contribution to the scientific literature in the field of sports tourism, namely in the relationship between the FC Porto football club and Oporto tourism destination, for the definition of future strategies for collaboration and strengthening partnerships in a competitive perspective for both. Originality/value – This study relates two thematic areas that have been very relevant to the tourist destination of Oporto, as a focus of attraction and commitment: sports and tourism. However, there are scarce scientific studies that complement and analyse the role of football, in particular, the FC Porto football club and its influence on the tourist destination of Oporto. In this context, and in an effort to address this issue of research scarcity, the decision was made of studying this segment of the Tourism sector, the Sports Tourism, and to ascertain its importance and effect in the destination of Oporto, using the analysis of two infrastructures, relevant to the city, which are still poorly explored, the Dragão Stadium and the FC Porto Museum.

Keywords: Sports Tourism; Oporto Destination; Oporto Brand; FC Porto Football Club

Sumário

0 – INTRODUÇÃO, 23

Capítulo 1: Introdução ao tema do Turismo Desportivo, 26
1.1 O Desporto e o Futebol, 27
1.2 As motivações turísticas do turista desportivo, 30
1.3 A experiência turística do turista desportivo, 33
1.4 O Turismo desportivo, 35
1.4.1 O Turismo de prática desportiva, 37
1.4.2 O Turismo de espetáculo desportivo, 39
1.4.3 Outras formas de Turismo desportivo, 40
1.5 Eventos, 40
1.5.1 Os eventos desportivos, 43
1.5.2 O impacto dos eventos desportivos, 46
1.5.3 O Espetáculo desportivo, 51
1.5.4 Os adeptos, 53

Capítulo 2: Marketing desportivo, 57
2.1 A influência do Marketing digital no Marketing desportivo, 60
2.2 A Gestão do desporto, 64

Capítulo 3: A Marca, 67
3.1 A identidade da Marca, 69
3.2 A imagem da Marca, 69
3.3 A notoriedade da Marca, 71
3.4 O amor à Marca, 71
3.5 A lealdade à Marca, 75
3.6 A Marca e o desporto, 76
3.7 A Marca Cidade, 77
3.7.1 A Marca Porto, 79
3.7.2 Visit Porto – A Marca Oficial de Experiência no Destino, 83

Capítulo 4: Contextualização estudo de caso, 86
4.1 A cidade do Porto, 86
4.1.1 O crescimento do turismo em Portugal e na cidade do Porto, 91
4.1.2 Prémios conquistados, 95
4.1.3 A imagem do destino turístico, 97
4.2 Futebol Clube do Porto, 101
4.2.1 Breve História, 101
4.2.2 Missão, visão e objetivos, 105
4.2.3 Emblema, 106
4.2.4 A Marca Futebol Clube do Porto, 109
4.2.5 Estádio das Antas, 111
4.2.6 Estádio do Dragão, 112
4.2.7 Os adeptos do Futebol Clube do Porto, 115
4.2.8 A relação entre as celebrações desportivas e o espaço urbano, 118
4.2.8.1 A relação do FC Porto com a cidade do Porto, 120
4.3 O Museu Futebol Clube do Porto, 122
4.3.1 O crescimento do Museu do FC Porto, 130
4.3.2 A relação do Museu do FC Porto com a cidade do Porto, 131
4.3.3 A importância do futebol na construção da identidade do museu, 134

Capítulo 5: Enquadramento metodológico, 138
5.1. Metodologia, 138
5.2 Entrevista, 139
5.3 Questionário, 154
5.3.1 Pré-teste, 178
5.4 Amostra, 179
5.4.1 Estatística Descritiva, 180
5.4.2 Análise de consistência interna de escalas, 180
5.4.3 Testes paramétricos e não paramétricos, 181
5.4.4 Teste t de Student, 181
5.4.5 Teste ANOVA e de Kruskall-Wallis, 181
5.4.6 Coeficiente de Correlação de Spearman, 182
5.5 Análise Descritiva, 182
5.5.1 Parte I – Perfil Individual, 183
5.5.2 Parte II – Características da viagem, 185
5.5.3 Parte III – Futebol Clube do Porto,189
5.5.4 Parte IV – Turismo Desportivo, 192
5.5.4.1 Questão 20. Destino Porto, 192
5.5.4.2 Questão 21. A Marca Porto, 194
5.5.4.3 Questão 22. Características positivas da cidade do Porto, 195
5.5.4.4 Questão 23. Satisfação Global, 196
5.6 Análise de consistência interna das escalas utilizadas, 197
5.6.1 Questão 20. Destino Porto, 197
5.6.2 Questão 21. A Marca Porto,198
5.6.3 Questão 22. Características positivas da cidade do Porto, 198
5.6.4 Questão 23. Satisfação Global: 23.1. Destino Porto, 198
5.7 Análise Descritiva das escalas,198
5.8 Objetivos e Hipóteses, 200
5.8.1 Objetivo 1: Averiguar se existe uma relação entre o perfil individual e os motivos
da assistência a um jogo de futebol, 200
5.8.1.1 Hipótese H1: O perfil individual influencia os motivos da assistência a um jogo
de futebol no Estádio do Dragão, 200
5.8.2 Objetivo 2: Averiguar a existência de relações positivas, como os motivos da
viagem e a assistência a um jogo de futebol, com as visitas ao Estádio do Dragão e ao
Museu do F.C. Porto, 211
5.8.2.1 Hipótese H2: Os principais motivos da viagem influenciam a visita ao Estádio
do Dragão e ao Museu do FC Porto, 211
5.8.2.2 Hipótese H3: A assistência a um jogo de futebol no Estádio do Dragão,
influencia a visita ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto, 219
5.8.3 Objetivo 3: Avaliar a capacidade de influência e o potencial da Marca Porto no
destino Porto, 226
5.8.3.1 Hipótese H4: A Marca Porto influencia o potencial da cidade do Porto enquanto
destino turístico desportivo, 226
5.8 4 Objetivo 4: Averiguar a importância e a perceção do F.C. Porto no que se refere
à capacidade de influenciar a estada média, com quem viaja, e as principais atividades
realizadas durante a viagem, 230
5.8.4.1 Hipótese H5: A importância e a perceção do FC Porto no Porto como destino,
influenciam a estada média e com quem viaja, 230
5.8.5 Objetivo 5: Perceber quais as características do destino que mais influenciam o
grau de satisfação global, 237
5.8.5.1 Hipótese H6: A importância e a perceção do FC Porto no Porto como destino,
influenciam as principais atividades realizadas durante a viagem, 237
5.8.6 Objetivo 5: Perceber quais as características do destino que mais influenciam o
grau de satisfação global, 243
5.8.6.1 Hipótese H7: As características da cidade do Porto influenciam positivamente
a satisfação global relativamente ao destino, 243

Capítulo Seis: Conclusões, 247
6.1 Conclusões finais, 247
6.2 Limitações do estudo, 254
6.3 Contributos para estudos futuros, 255

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 257

Referência

MOREIRA, Catarina Isabel Pereira. Turismo desportivo no destino Porto: o caso do Futebol Clube do Porto. 2019. 286 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Turismo) - Politécnico do Porto, Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Vila do Conde, 2019.