Turismo em estádios esportivos: estudo de caso do estádio Olímpico Monumental

Autores

Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro, Anete Alberton

Periódico / Revista

PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review

Volume

v.1

Número

n.1

Páginas

p.4-25

Área de concentração

Gestão do Esporte

ISSN

2316-932X

Resumo (pt)

Esta pesquisa objetiva descobrir de que forma são geridas e divulgadas e qual a importância das ações turísticas implantadas no estádio Olímpico Monumental, de propriedade do Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense, na administração global do clube. Para se alcançar tal objetivo são realizadas entrevistas semi-estruturadas com os gestores dos produtos turísticos (memorial do clube e programa de visitas ao estádio) e com colaborador do departamento de marketing do Grêmio. Como resultados, o estudo demonstra que o Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense possui gestão própria em seus produtos turísticos e que o departamento de marketing trabalha em sincronia com estas atrações. Foi verificada também que, no que tange a divulgação das ações turísticas do clube, são priorizados contatos com os torcedores e associados, através de mídia oficial do clube, pouco se utilizando das mídias especializadas do turismo e de contatos com o trade turístico local. 

Abstract

This research aims to discover how they are managed and disclosed and how important the actions implemented in the tourist Monumental Olympic stadium, owned by Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, the global management of the club. To achieve this goal are conducted semi-structured interviews with managers of tourist products (memorial club and program of visits to the stadium) and collaborating with the marketing department of the Guild. As a result, the study demonstrates that the Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense has its own management in tourism products and the marketing department works in sync with these attractions. It was also observed that, with respect to disclosure of actions tourist club, are prioritized contacts with supporters and members through the club”s official media, little is using the specialized media and tourism contacts with the local tourist trade. 

Resumo (outro idioma)

Esta investigación tiene como objetivo descubrir cómo se gestionan y revelada y la importancia de las acciones llevadas a cabo en el estadio Olímpico Monumental turístico, propiedad de Alegrense Grêmio Foot-Ball Porto, la gestión global del club. Para lograr este objetivo se llevan a cabo entrevistas semi-estructuradas con los directores de los productos turísticos (club memorial y un programa de visitas al estadio) y la colaboración con el departamento de marketing de la Cofradía. Como resultado, el estudio demuestra que el Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense tiene su propia gestión en los productos turísticos y el departamento de marketing trabaja en sincronía con estas atracciones. Se observó también que, con respecto a la divulgación de las acciones del club turístico, se da prioridad a los contactos con los partidarios y miembros a través de los medios oficiales del club, poco está utilizando los medios de comunicación especializados y contactos turísticos con el turismo local. 

Observações

Link para o site da revista: www.podiumreview.org.br/ 

Referência

PINHEIRO, Pedro Mascarenhas de Souza; ALBERTON, Anete. Turismo em estádios esportivos: estudo de caso do estádio Olímpico Monumental. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v.1, n.1, p.4-25, 2012.