Um grito de liberdade

Autores

Fernanda Varela

Subtítulo

o processo de democratização do Esporte Clube Bahia

Editora

Faculdade Social da Bahia

Cidade

Salvador

Páginas

98

Ano

2015

Sumário

Prefácio, 10

Apresentação, 12

Esporte Clube Bahia, 14

O primeiro passo, 18

MGF ameaçado, 38

A gota d’água, 50

Os bastidores e o medo, 64

Assembleia e Eleições, 74

Referências, 96

Sinopse

O livro “Um Grito de Liberdade – O processo de democratização do Esporte Clube Bahia”, da jornalista Fernanda Varela, está disponível para download dos interessados em conhecer mais a história do clube tricolor.

A obra narra a história do processo de democratização do tricolor do ponto de vista de quem a viveu, com entrevistas e depoimentos de personagens fundamentais para o entender o momento pelo qual o clube passou, como Carlos Rátis, Jorge Maia, Sidônio Palmeira, Fernando Schmid, o ex-presidente Marcelo Guimarães Filho e outros. Atletas que estavam no Bahia na época da intervenção, como o zagueiro Titi e o volante Fahel, também foram ouvidos.

O ponto de partida do livro é o dia em que o torcedor Jorge Maia entrou na Justiça contra o Bahia, solicitando a intervenção, até o dia em que Fernando Schmidt foi eleito presidente do Bahia, em 2013.

O livro foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo pela repórter. Formada em publicidade e jornalismo, Fernanda Varela cobre esportes desde 2012 e trabalha no CORREIO desde 2013.

Referência

VARELA, Fernanda. Um grito de liberdade: o processo de democratização do Esporte Clube Bahia. Salvador: Faculdade Social da Bahia, 2015.