Autores
André Ferreira Lamounier, Chico Brinati
Periódico / Revista
Volume
v. 9
Número
n. 1
Ano
2020
ISSN
1980-3494
Resumo (pt)
A Seleção Brasileira Masculina de Futebol foi qualificada como símbolo nacional ao longo dos anos. Por meio da Análise de Conteúdo e do suporte teórico da área de Comunicação e Esporte, o artigo se propõe a verificar como a cobertura da Copa 2018 pelo Jornal O Globo tratou os campeonatos anteriores, o contexto do país e a relação com a torcida. Os dados obtidos contribuem para a discussão sobre a concepção atual da equipe como símbolo.
PALAVRAS-CHAVE: Seleção Brasileira de Futebol; Copa do Mundo; Análise de Conteúdo; Jornalismo Esportivo; Comunicação e Esporte.
Abstract
The Brazilian Male Soccer Team has been qualified as a national symbol over the years. Using Content Analysis as a methodology and theoretical support of Communication and Sports area, this article aims to verify how the coverage of the World Cup of 2018 by O Globo newspaper has treated previous championships, the Brazilian’s political context and the team’s relation with the fans. The obtained data contributes for the discussion of the current concept of the team as a symbol.
KEYWORDS: Brazilian Male Soccer Team; World Cup; Content Analysis; Sports Journalism; Communication and Sports.