Consumidor, Arenas e Estádios na Copa 2014

Ary José Rocco Júnior

Um estudo sobre o consumidor esportivo nas cidades sede da Copa do Mundo FIFA 2014

O Projeto Consumidor, Arenas e Estádios na Copa 2014 irá analisar a percepção dos consumidores em relação aos novos estádios e arenas construídos para esse megaevento esportivo.

Ao participar da pesquisa você pode concorrer a prêmios em cada etapa do projeto: Saiba mais!

O Projeto

O Brasil, sede da Copa do Mundo FIFA 2014™, conta com doze cidades sede para a recepção da competição. Foi verificada a necessidade de realizar a construção e/ou reforma de 12 estádios e arenas para atender às necessidades deste megaevento. O Governo Federal, o COL (Comitê Olímpico Local) e a FIFA assumem através das estratégias estabelecidas ao megavento, que tais construções devem seguir determinadas normas para a correta acomodação dos torcedores. Torcedores que, agora, são tratados também como consumidores, para seu completo e adequado entretenimento e conforto, elevando o preço médio dos ingressos e maximizando o lucro do evento.

O objetivo desse projeto de pesquisa é analisar, por meio de pesquisas antes, durante e depois da Copa do Mundo 2014™, a percepção do torcedor a respeito dos diversos itens que afetam sua experiência nos estádios, constantes das normas produzidas pela FIFA. A intenção é avaliar se, na percepção do consumidor, as novas praças esportivas, construídas dentro de rígidos padrões estabelecidos pela entidade que dirige o futebol mundial, afetam efetivamente a percepção que o torcedor tem do evento esportivo.

Na 1ª Etapa do projeto, a pesquisa quer obter a opinião dos pessoas que já assistiram jogos de futebol em estádios nas 12 cidades sede da Copa do Mundo 2014™, assim como em cidades com até 250km de distância das cidades sede. Para esta etapa, não são válidos os estádios e arenas que irão sediar os jogos do megaevento esportivo.

Participe!

1ª Etapa: Percepção dos consumidores antes da Copa do Mundo. ENCERRADA!

Na 2ª Etapa, a pesquisa ocorre em campo, durante a Copa do Mundo, para obter a opinião dos espectadores logo após assistirem aos jogos nos estádios e arenas das cidade sede. O foco é obter a percepção do consumidor com gestão dessas estruturas dentro de um evento organizado pela FIFA.

FASE 2: Percepção dos consumidores nos estádios da Copa do Mundo (clique e responda o questionário).

Na 3ª Etapa, a pesquisa também será aplicada apenas para as pessoas que assistiram jogos em estádios e arenas novos, nas cidades sede. Contudo, esta etapa ocorre após a Copa do Mundo, com interesse de verificar a opinião dos consumidores em relação à gestão nacional dessas estruturas, ou seja, jogos que não são organizados pela FIFA.

Agora que você já conhece o projeto participe!

Clique aqui e acesse a página oficial do projeto.

Realização:
mpge1Mestrado Profissional em Administração – Gestão do Esporte (UNINOVE/SP)

GENOVE Marketing – Grupo de Estudo e Pesquisa em Gestão do Esporte e Marketing

Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Ary José Rocco Jr.

 

 

 

Apoio:

cnpq

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