Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Futebol (GEPAF)

Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Futebol - GEPAF

A reflexão acerca do Futebol – o que inclui sua concepção enquanto esporte, manifestação cultural, fenômeno social, entre outras possibilidades, tem sido um caminho percorrido historicamente a partir de perspectivas metodológicas distintas.

Embora possa aparentar ser uno – “O Futebol”, a forma ensaística com a qual tradicionalmente é discutido – principalmente por meio da Literatura, ou a pretensão que vem se fortalecendo ao longo das últimas décadas de consagrá-lo como objeto legítimo de estudo das Ciências Sociais, exemplifica com muita clareza a amplitude das possibilidades com a qual o Futebol enquanto objeto pode ser tratado.
Os empreendimentos epistemológicos que o problematizam, assim como os discursos que são produzidos a partir de tais reflexões, são compreendidos por nós como parte constitutiva do que é o próprio Futebol. Neste sentido, entendemos que compreendê-lo passa, diretamente, por também apreender as estratégias que o conferem sentido.
 
O Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Futebol – GEPAF está, assim, comprometido com a reflexão acerca do Futebol enquanto objeto de estudo e os respectivos desdobramentos que tais reflexões conferem sobre o seu sentido.