Brasil é tricampeão do Superclássico

Edgard Matsuki - Portal EBC

Jogando na China, a Seleção brasileira conseguiu recuperar um pouco do prestígio perdido na Copa do Mundo ao vencer a Argentina por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Diego Tardelli. O resultado garantiu o tricampeonato do Superclássico das Américas para o time treinado por Dunga.

No início da partida, o Brasil ficou postado na defesa e deixou a iniciativa para os argentinos. Nos vinte primeiros minutos de jogo, a Argentina chegou seis vezes ao ataque enquanto o Brasil não havia chegado nenhuma. Na posse de bola, os hermanos também dominavam: tinham 63%.

Se os números eram impressionantes para o lado da Argentina, a falta de pontaria dos nossos rivais tratava de equilibrar as ações do jogo. Agüero abusou do direito de perder chances bizarras de gol.

Depois dos vinte minutos, o Brasil começou a se soltar na partida. O resultado foi o gol aos 29. Na jogada, Oscar fez um cruzamento despretensioso na área. Fernández errou ao afastar e a bola sobrou para Diego Tardelli. O atacante acertou um chute de primeira para abrir o placar.

Depois do gol, o Brasil teve algumas chances para ampliar o placar por meio de contra-ataques puxados por Neymar. Só que o grande problema é que o craque brasileiro, caçado em campo, errou as oportunidades que teve.

Mas Neymar não foi o único craque a falhar. Aos 39 minutos, Danilo tirou a bola de Di María e o juiz, erroneamente, marcou pênalti. Na cobrança, Jefferson fez uma ótima defesa no chute de Messi. E o placar virou favorável ao Brasil.

Segundo tempo

Na segunda etapa, a partida voltou melhor para o Brasil. A seleção resolveu tomar a iniciativa do jogo e começou a levar perigo para o time argentino. Neymar começou a buscar boas jogadas pela esquerda do ataque.

Aos 18 minutos, a seleção brasileira conseguiu ampliar o placar. Depois de cruzamento na área, David Luiz desviou de cabeça e a bola sobrou livre para Diego Tardelli marcar o segundo gol dele do jogo.

Depois que marcou o segundo gol, o Brasil voltou a recuar e explorar os contra-ataques. Coube a Argentina testar a defesa brasileira. Mas ninguém marcou mais gols. Antes do final, os chineses puderam ver a presença de Kaká (ovacionado no oriente) em campo. E o jogo terminou Brasil 2 x 0 Argentina. O Brasil é tricampeão do Superclássico das Américas.

 

Brasil 2 x 0 Argentina

Local: Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim (China)

Data: 11 de outubro de 2014, sábado

Horário: 9h05 (de Brasília)

Árbitro: Fan Qi (China)

Assistentes: Huo Weiming e Mu Yuxin (ambos da China)

Cartões amarelos: David Luiz (Brasil); Mascherano (Argentina)

Gols: Diego Tardelli, aos 27 minutos do primeiro e aos 18 do segundo tempo

Brasil: Jefferson; Danilo, Miranda, David Luiz (Gil) e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Willian e Oscar; Neymar (Robinho) e Diego Tardelli (Kaká)

Técnico: Dunga

Argentina: Romero; Zabaleta, Demichelis, Fernández e Rojo; Mascherano, Pereyra (Pérez), Lamela (Pastore), Messi e Di María; Aguero (Higuaín)

Técnico: Gerardo Martino

Fonte: Agência Brasil.