Brasil perde na estreia das eliminatórias

Portal EBC

Pela primeira vez na história, a seleção brasileira perde em uma estreia das Elimininatórias para a Copa do Mundo. Na noite desta quinta (8), o time de Dunga perdeu para o Chile por 2 a 0 em Santiago. Sem Neymar, ainda suspenso por ter agredido o colombiano Murillo pela Copa América, o Brasil já fará seu segundo jogo visando a Copa de 2018 na próxima terça (13) contra a Venezuela em Fortaleza.

O jogo

A seleção começou com uma boa oportunidade aos 9 minutos. Hulk cobrou uma falta perigosa de longe e a bola passou bem perto do gol de Claudio Bravo. Aos 12, foi o Brasil que passou aperto. Em escanteio cobrado por Alexis Sánchez, a bola foi desviada para a entrada da área, Diaz aproveitou e chutou forte, mas Jefferson segurou firme.

Aos 21 minutos, Vidal arrancou pela intermediária brasileira e passou para Vargas, o atacante arriscou um chute forte de fora da área que passou bem perto do gol. Aos 36, o zagueiro David Luiz sentiu dores no joelho e foi substituido por Marquinhos.

Aos 42 minutos, a melhor chance chilena na primeira etapa. Mark González fez bela jogada na ponda direita mas foi desarmado pela defesa brasileira, a bola sobrou para Alexis Sánchez que chutou forte no travessão de Jefferson.

O Brasil ainda deu o troco em duas oportunidades com Hulk. Aos 43 minutos, o atacante recebeu de Marcelo na área e chutou na trave. Aos 46, outra tentativa de Hulk dentro da área, mas o goleiro Bravo defendeu.

No segundo tempo, o jogo ficou ainda mais acirrado. Aos 11 minutos, os chilenos tabelaram rápido, a bola sobrou para o lateral direito Isla chutar outra na trave brasileira.

Aos 27 minutos, o Chile abriu o placar. Matías Fernánde bateu falta na área, Vargas se antecipou a zaga e cabeceou para as redes brasileiras, 1 a 0.

O Brasil tentou ainda reagir na partida. Aos 32 minutos, Willian foi a linha de fundo e cruzou rasteiro, mas o atacante Ricardo Oliveira, que tinha acabado de entrar, não alcançou a bola.

E Chile conseguiu ampliar aos 44 minutos. Alexis Sánchez, em velocidade, tabelou com Vidal e, com Jefferson abatido, chutou duas vezes para marcar o segundo gol.

Na próxima rodada, na terça (13), o Brasil enfrenta a Venezuela no Castelão, em Fortaleza. No mesmo dia, o Chile joga contra o Peru fora de casa.

Chile 2 x 0 Brasil

Local: Estádio Nacional, em Santiago (CHI)
Data: 8 de outubro de 2015, quinta-feira
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Assistentes: Christian Lescano e Byron Romero (ambos EQU)
Cartões amarelos: Díaz (CHI); Luiz Gustavo (BRA)
GOLS: CHILE: Vargas, aos 26, e Alexis Sánchez, aos 45 minutos do segundo tempo

CHILE: Bravo; Silva (Mark González), Medel e Jara; Isla, Díaz (Vilches), Vidal, Valdivia (Matías Fernández) e Beausejour; Vargas e Alexis Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli

BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Marcelo; Luiz Gustavo (Lucas Lima), Elias, Douglas Costa, Oscar e Willian; Hulk (Ricardo Oliveira). Técnico: Dunga

Fonte: Portal EBC.