O Tempo da Bola: ep. 4 – Os camisas negras e o racismo no futebol carioca

Diego Lobo Coppio, Gabriel Yukio Shinoda Oliveira

Nesse nosso último episódio da primeira temporada, vamos falar um pouco sobre o racismo no futebol carioca lá no início do século XX.

A importância desse episódio acontece pelo fato de que até hoje nós presenciamos situações graves de ataques racistas a jogadores negros. Nós só vamos entender o enraizamento do racismo no futebol a partir do momento em que entendermos a História desse esporte, que já traz consigo desde seu começo as consequências dos vários séculos de escravidão. Nesse episódio, falaremos de como jogadores negros e seus times resistiram às várias tentativas de boicotes realizados pelas ligas e pelos clubes da elite.

O Tempo da Bola é um podcast sobre a História do futebol, tendo como eixo a relação entre o esporte e sua dimensão histórica. Produzido pelos graduandos em História (USP) Diego Coppio e Gabriel Yukio, com parceria do Ludopédio.

Textos de referência

Revolução Vascaína: a profissionalização do futebol e inserção sócio-econômica de negros e portugueses na cidade do Rio de Janeiro (1915-1934) (João Malaia)

O racismo no futebol do Rio de Janeiro nos anos 20: uma história de identidade (Antônio Jorge Soares)

A história dos negros no futebol (César Gordon Jr.)

Podcast História Preta

 

Siga “O Tempo da Bola” nas redes e divulgue conhecimento! 

Twitter

Facebook

Instagram

Linktr

 

Plataformas

https://anchor.fm/ludopedio

https://www.breaker.audio/ludopedio

http://bit.ly/GoogleLudosfera

http://bit.ly/AppleLudosfera

http://bit.ly/OvercastLudosfera

http://bit.ly/PocketCastsLudosfera

http://bit.ly/RadioPublicLudosfera

http://bit.ly/SpotifyLudosfera

_____________

Por que a #Ludosfera?

O programa “O Tempo da Bola” é uma produção independente. Os historiadores Diego Coppio e Gabriel Yukio têm liberdade e autonomia total sobre o conteúdo. O Ludopédio oferece o espaço e a credibilidade do maior portal de divulgação científica da América Latina para abrigar projetos incríveis como esse. Sejam bem-vind@s!