O Tempo da Bola – O futebol de mulheres no Brasil: pontapé inicial com Aira Bonfim – ep01 – temp02

Diego Lobo Coppio, Gabriel Yukio Shinoda Oliveira

Na nossa abertura da segunda temporada, vamos começar esse jogo com os primeiros passos do futebol de mulheres no Brasil, explorando como as mulheres o usufruíam em seus vários espaços esportivos e quais significados colocaram sobre ele. Vamos entender também as mentalidades eugenistas presentes na sociedade brasileira que serviram de justificativa para a proibição do jogo pelas mulheres. 

Para essa conversa, não poderíamos ter convidado alguém mais especial do que Aira Bonfim, mestre pela FGV com a dissertação: “Football Feminino entre festas esportivas, circos e campos suburbanos”.

Textos de referência

Football Feminino entre festas esportivas, circos e campos suburbanos: uma história social do futebol praticado por mulheres da introdução à proibição (1915-1941) (Aira Bonfim)

Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades (Silvana Goellner)

Futebol é “coisa para macho”? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol (Fábio Franzini)

O Tempo da Bola é um podcast sobre a História do futebol, tendo como eixo a relação entre o esporte e sua dimensão histórica. Produzido pelos graduandos em História (USP) Diego Coppio e Gabriel Yukio, com parceria do Ludopédio.

Siga “O tempo de Bola” nas redes e divulgue conhecimento!
Twitter 
Facebook
Instagram
Linktr

_____________

Por que a #Ludosfera?

O programa “O Tempo da Bola” é uma produção independente. Os historiadores Diego Coppio e Gabriel Yukio tem liberdade e autonomia total sobre o conteúdo. O Ludopédio oferece o espaço e a credibilidade do maior portal de divulgação científica da América Latina para abrigar projetos incríveis como esse. Sejam bem-vind@s!