O Tempo da Bola: O futebol de mulheres regulamentado – com Fernanda Haag – TEMP02 – EP03

Diego Lobo Coppio, Gabriel Yukio Shinoda Oliveira

Seguimos nosso jogo discutindo a História do futebol de mulheres. Nesse episódio, vamos falar sobre sua regulamentação após várias décadas de proibição, já discutidas no último episódio. Tentamos compreender como a regulamentação se insere dentro das modificações políticas e econômicas da década de 80 e quais as dificuldades que ainda são enfrentadas no futebol de mulheres.

Mais uma vez, chamamos uma convidada muito especial. Fernanda Haag estuda no seu doutorado a profissionalização das jogadoras nos tempos atuais e vai bater esse papo conosco.

Ah! Esse é nosso último episódio de 2020, então gostaríamos de desejar a todos boas festas com muita segurança. Ano que vem estará repleto de novidades para vocês! Voltamos dia 14 com uma live. Se atentem às nossas redes sociais!

Textos de referência

Football Feminino entre festas esportivas, circos e campos suburbanos: uma história social do futebol praticado por mulheres da introdução à proibição (1915-1941) (Aira Bonfim)

Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades (Silvana Goellner)

Futebol é “coisa para macho”? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol (Fábio Franzini)

O Tempo da Bola é um podcast sobre a História do futebol, tendo como eixo a relação entre o esporte e sua dimensão histórica. Produzido pelos graduandos em História (USP) Diego Coppio e Gabriel Yukio, com parceria do Ludopédio.

 

Siga “O Tempo da Bola” nas redes e divulgue conhecimento! 

Twitter

Facebook

Instagram

Linktr

 

Plataformas

https://anchor.fm/ludopedio

https://www.breaker.audio/ludopedio

http://bit.ly/GoogleLudosfera

http://bit.ly/AppleLudosfera

http://bit.ly/OvercastLudosfera

http://bit.ly/PocketCastsLudosfera

http://bit.ly/RadioPublicLudosfera

http://bit.ly/SpotifyLudosfera

_____________

Por que a #Ludosfera?

O programa “O Tempo da Bola” é uma produção independente. Os historiadores Diego Coppio e Gabriel Yukio tem liberdade e autonomia total sobre o conteúdo. O Ludopédio oferece o espaço e a credibilidade do maior portal de divulgação científica da América Latina para abrigar projetos incríveis como esse. Sejam bem-vind@s!