Observatório do Futebol e do Torcer

Georgino Jorge de Souza Neto

observatoriofuteboltorcer

O FUTEBOL muito além do esporte nas quatro linhas, como meio de sobrevivência, lazer, mercado ou mesmo educação. Este é o pano de fundo para a criação do Observatório do Futebol e do Torcer, que funcionará como um grupo de pesquisa multiprofissional sobre o universo da bola e suas vertentes.

O “Observatório do Futebol e do Torcer”, um desdobramento do Ludens/Unimontes. A ideia é aglutinar pesquisadores, acadêmicos e pessoas que tem no horizonte do futebol o seu prisma de interesse. Lembrando que será um grupo que se debruçará sobre o futebol na perspectiva das ciências sociais e humanas, travando diálogos, estudos e debates a partir desta lógica, nos seus mais variados interesses e possibilidades: gênero, mercado, espetáculo esportivo, história do futebol e do torcer, grupos identitários, futebol e sua relação com os aspectos educativos, bem como sua relação com a cidade. Assim como a temática, o grupo será inter/multidisciplinar, portanto poderá ser constituído de pessoas com as mais diversas formações. Teremos em comum a paixão por este fenômeno social tão complexo e fascinante.

A IDEIA é do professor Georgino de Souza Neto, o Gino, da Unimontes, que de imediato avisa: “as portas estão abertas não somente para quem tem a ver com a prática do futebol. A perspectiva do observatório passará pelas ciências sociais e humanas”.