PEC – Filiação Esportiva em Profundidade: Uma investigação sobre o Sócio Torcedor – ep03

Gabriel Estrella D'Ávila, Lucas Petitdemange, Marcelo Viana Araujo Filho

Em meados da década de 1990, havia bem menos textos acadêmicos do que hoje em dia sobre futebol. Isso mostra, de certa forma, uma consolidação e aumento da importância do campo de pesquisa dentro da academia e fora dele nos mais diferentes campos do saber. No episódio de hoje vamos entender como funciona um Survey com dois pesquisadores da FGV. O foco são os torcedores dos quatro grandes do Rio. Afinal, se os espaços físicos onde se habituaram a gritar gol vem diminuindo de tamanho com as novas arenas, os ingressos ficando mais caros, horários que atendem a demanda da grade da tv a cabo e não do torcedor vão construindo, entre resistência e paixão clubística, em novos modos de torcer.

Diante de um cenário em transição, o que agrada e desagrada esse torcedor? Como eles se distinguem? Com que frequência ele vai ao estádio/arena? E qual a importância desses estudos? Essas são algumas das perguntas feitas ao longo do episódio de hoje. Os nossos convidados, pesquisadores da FGV, Philippe Guedon e Jimmy Medeiros vieram ao nosso podcast apresentar como funcionam esses estudos qualitativos e também quantitativos, abordaram algumas amostragens e questionamentos feito ao longo da pesquisa de campo. Venham com a gente nesse bate-papo descontraído sobre método nas Ciências sociais, torcidas, futebol e boas histórias pessoais.

Curtiu o nosso trabalho?

Tem interesse em participar do nosso podcast apresentando sua pesquisa? É simples, basta enviar um email para Pesquisa Esporte Clube se apresentando e contando um pouco da sua pesquisa.

Todos os comentários são bem vindos e nossas redes sociais também são espaços de debates e troca de ideias.

Siga o PEC

Twitter

Instagram

Ficha Técnica

Locutores: Gabriel EstrellaLucas PetitdemangeMarcelo Viana

Edição e Produção Fonográfica: Lucas Petitdemange (@lucaspetitdemange)

Vinheta e áudios: Miguel Travassos (@travassosmig)